reforço positivo

Centro de Apoio Psicológico e Psicopedagógico
Terapia da Fala

Menu Serviços


Em Portugal, a Terapia da Fala encontra-se regulamentada e definida pelo Decreto-Lei nº 564/99 de 21 de Dezembro que estabelece o estatuto legal da carreira de técnico de diagnóstico e terapêutica, dentro da qual se inclui o Terapeuta da Fala. De forma a abranger todas as competências inerentes a esta profissão a IALP (International Association of Logopedics and Phoniatrics) acrescenta uma tradução livre e adaptada desta definição:

"O TF é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção, gestão e estudo científico das perturbações da comunicação humana e deglutição. Neste contexto, comunicação humana engloba todos os processos e funções associadas à produção de fala e compreensão e expressão oral e escrita da linguagem, bem como, formas de comunicação não verbal. Deglutição refere-se à passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada." Assim sendo, a intervenção engloba o ser humano ao longo do seu ciclo vital, habilitando e reabilitando competências, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida.

facebook ERS

Registo Nº E123161
Filial Ponta da Barca

ERS

Registo Nº E123160
Filial Maia

Usamos cookies para melhorar a sua experiência neste website. Ao navegar nele, aceita a nossa política de utilização de cookies.